quinta-feira, 2 de junho de 2011

A CULTURA SNACK E OS BLOGS


Por Jonathan Anchieta

INTRODUÇÃO

Quando falamos de cultura snack não podemos nos deter em pensar somente nos tempos atuais, onde a evidência de tal cultura se torna muito mais visível. Analisando cultura snack, como a fragmentação da cultura, ou uma cultura que vem em pedaços, para uma fácil compreensão, podemos verificar que a cultura snack já estava presente ao longo de nossa história, mas somente nos dias de hoje a sociedade se atentou para ela. Se pensarmos nas primeiras tatuagens, pedaços de obras de arte encravadas no corpo, ou até mesmo os 10 mandamentos na Bíblia, 10 ordens curtas e de fácil entendimento, leis que resumiam páginas e páginas de manuscritos que muitas vezes confundia a quem não os conseguia interpretar, tudo cultura snack. Hoje em dia, música, televisão, jogos, filmes, moda, nós devoramos nossa cultura pop da mesma maneira que nós apreciamos os doces e os chips, em pequenos formatos, convenientemente empacotados, e feitos para serem facilmente degustados com a máxima freqüência e velocidade. Isto é cultura snack. Muitos meios têm feito uso de tal cultura ultimamente, dentre eles os blogs, e é sobre eles que iremos falar, e tentar explanar ao máximo o meio escolhido dentro do contexto da cultura snack.


CULTURA SNACK E OS BLOGS
A cultura snack está cada vez mais popular e tomando maior espaço nas mídias, seja como meio de divulgação, manipulação, discussão ou mesmo de democratização da informação e da cultura. Os blogs são meios que já existem a algum tempo, tendo essa temática de postagens mais curtas, de fácil compreensão. Geralmente as atualizações dos blogs são constantes e com textos curtos, não faz sentido um blog que tenham atualizações de seis em seis meses, por exemplo, ou textos gigantes, dificultando a leitura. Quando isso acontece, a característica principal de um blog desaparece, pois eles foram criados para sintetizar conteúdos. Um blog (uma mistura do termo web log) é um tipo de site ou parte de um web site. Os blogs são geralmente mantidos por um indivíduo, com entradas regulares de comentários, descrições de eventos, ou outros materiais, tais como gráficos ou vídeo, usando assim uma integração com outros meios que vem proporcionando cultura snack atualmente. As inscrições são comumente exibidas em ordem cronológica inversa. A maioria dos blogs são interativos, permitindo que os visitantes deixem comentários e até mesmo de mensagens entre si através de widgets em blogs e é esta interatividade que os distingue de outros sites estáticos, permitindo assim um feedback maior e mais rápido. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e outros meios relacionados a seu tópico. A capacidade de leitores a deixar comentários em um formato interativo é uma parte importante de muitos blogs. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora alguns tenham outros focos, como arte (arte blog), fotografia (fotoblog), vídeo (vídeo blogs), música (MP3 blog) e áudio (podcasts).

UM POUCO DE HISTÓRIA
O termo weblog foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997. A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999. Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou "blogar", significando "editar ou postar em um weblog"), aplicando a palavra blogger em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos. Antes do formato blog se tornar amplamente conhecido, havia vários formatos de comunidades digitais como o Usenet, serviços comerciais online como o GEnie, BiX e Compuserve, além das listasde discussão e do Bulletim Board System (BBS). Em 1990, softwares de fóruns de discussão como o WebEx criaram os diálogos via threads. O blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página. As evoluções das ferramentas que facilitavam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitaram o processo de publicação, ajudando em muito na popularização do formato. Isso levou ao aperfeiçoamento de ferramentas e hospedagem própria para blogs. A mensagem passou a modelar o meio, quando no início de 2000, o Blogger introduziu uma inovação – o permalink, conhecido em português como ligação permanente ou apontador permanente – que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente - uma URL – que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação livre (ou cronológica). O permalink permitia então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog. Em seguida, hackers criaram programas de comentários aplicáveis aos sistemas de publicação de blogs que ainda não ofereciam tal capacidade. O processo de se comentar em blogs significou uma democratização da publicação, consequentemente reduzindo as barreiras para que leitores se tornassem escritores. A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.

Concluímos assim que os blogs se encaixam dentro da cultura snack, pois sua mensagem geralmente vem compactada e rápida. Também concluímos a cultura snack contribui para a criação de um novo repertório cultural com características próprias, que por sua vez proporcionará desenvolvimentos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado para nossa Família.